Vendas pelo o whatsapp? Veja dicas para aumentar os negócios com o mensageiro

O WhatsApp já se tornou uma ferramenta atraente para muitas empresas se comunicarem com facilidade e agilidade com seus clientes. Como 99% dos brasileiros têm o app instalado em seus celulares, a versão Business da plataforma virou uma das queridinhas das estratégias de omnicanal das companhias.

Mas uma coisa é a adesão, e a outra é a qualidade dessa comunicação. Segundo a OmniChat, startup curitibana de chat-commerce, muitas das boas práticas de atendimento são ignoradas no aplicativo. Na estimativa da empresa, as taxas de conversão de clientes da plataforma podem cair de 17% para 2% se o vendedor demorar mais que 10 minutos em sua primeira resposta.

“Diferente do que muitos pensam, vender via WhatsApp não é só montar catálogo e esperar que as coisas funcionem. É necessário transmitir confiança ao consumidor, respondendo suas dúvidas e tendo um canal que se mostre seguro da primeira mensagem até a finalização da compra”, diz Mauricio Trezub, CEO da OmniChat.

Se você tem um negócio e ficou preocupado em estar prestando um mau serviço no WhatsApp, veja abaixo as cinco boas dicas da startup para aumentar as vendas pelo mensageiro.

É para conversar, e não disparar spam

As micro e pequenas empresas com poucos clientes normalmente criam um grupo para disparar a mesma mensagem para várias pessoas de uma vez. Mas se for possível, a melhor forma de converter clientes é enviar mensagens personalizadas informando sobre ofertas e descontos ou enviar mensagens simpáticas datas comemorativas. Também são bem vistas as mensagens com dados sobre pagamentos e rastreio de entregas após uma compra.

Teste bem os seus robozinhos

Chatbots podem ser ferramentas úteis no WhatsApp Business, pois trazem dicas e orientações comuns a uma grande base de clientes. Mas eles não são a solução para todo o atendimento no app; afinal, quem nunca teve uma dúvida específica que realmente necessitava de um atendente humano para ajudar? Então sempre dê esta opção dentro do bot. Além disso, certifique-se que a linguagem do bot esteja de acordo com o estilo e valores da empresa.

Capriche no treinamento dos atendentes

O que nos leva a outro ponto: os clientes odeiam ser enrolados pelo atendimento automático, seja aquelas gravacões no telefon ou um chatbot. Portanto, não basta só facilitar a entrada em jogo do atendente humano, mas este também precisa estar bem treinado e preparado, para dar instruções claras e resolver crises dos clientes.

Use e abuse dos recursos do app

Uma grande vantagem do WhatsApp sobre as outras plataformas de chat é a variedade de recursos audiovisuais, como emojis, figurinhas, troca de fotos, áudios e vídeos. Todos eles podem ser úteis para tornar a experiência do cliente mais agradável, mas cuidado para não abusar da intimidade.

Seja rápido após o tique azul

A tecnologia nos deixou mal acostumados, no bom sentido. Em vez da espera para falar com o cliente da loja, o WhatsApp facilita a resposta imediata, algo que os clientes esperam. Para a empresa, nem sempre compensa um atendimento 24 horas por dia ou sete dias por semana. Em caso de mensagens fora do horário comercial, o recurso de mensagens automáticas pode informar os horários de atendimento. Mas durante esse horário, não cochile: mantenha algum funcionário sempre à disposição para atender rapidamente e com qualidade.

CONFIRA OUTRAS NOTICIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Está preparado para transformar a sua empresa?

Desenvolvido por Agência F3X

IMPACTE MILHÕES DE PESSOAS TODOS OS DIAS!

Aumente o suas vendas e o reconhecimento da sua marca com a utilização de mídia OOH. Muito mais que boas ideias, somos especialistas em fazer seu negócio ser visto nos melhores pontos do Rio de Janeiro.

ENCANTE SEUS CLIENTES COM APRESENTAÇÕES IMPACTANTES

Uma apresentação bem elaborada é responsável por 97% do fechamento ou não fechamento de diversas propostas. Quantos clientes você já perdeu por apresentar slides de má qualidade?

CRIAMOS SEU SITE EM ATÉ 72 HORAS!

Crie um site, 100% responsivo e otimizado para o seu negócio em poucos passos.